Páginas

domingo, 28 de abril de 2013

Depois do IMB de 2012, pela incerteza do que fazer e pela empolgação do momento, fiz a inscrição do IMB 2013. Porém, após rever os objetivos e tendo feito 2 IMB, decidimos - eu, Marcelo e Bruno- fazer o ironman África do Sul(IMSA). De saída, sabia que não seria fácil pois Marcelo iria se mudar pra Brasília e serÍamos só eu e Bruno pra treinar para um IM. Pra piorar, bruno decide dar um tempo no triathlon a partir de out/2012. Treinaria só pro IM. Conversei bastante com o Cris Solak(treinador) sob como faríamos e a partir da 2ª metade de dezembro começamos um período de base, visando o IMSA. 
Como prova preparatória faria o 70.3 Panamá, que é o campeonato latino americano de 70.3
        70.3 panama, prova excelente pra ganhar confiança: pelo percurso desafiador, alto nível e não ser a prova alvo. Fiz uma boa prova e consegui a classificação pro mundial de 70.3 em Las Vegas.
         A viagem pra africa, partindo de Fortaleza é muito longa, saímos na quarta-feira e chegamos somente na quinta-feira meio dia. Assim que cheguei fui logo montar a Bike. Tudo certo!! Ops, medidor de potência não ta dando sinal!!!! Problema 1. Era o imã que estava no lugar errado, foi logo sanado. Fui a expo, registro e entrega do kit muito organizado com um pessoal sempre disposto a ajudar. Enfim, fiquei maravilhado com a organização e cuidado com o atleta. Por fim, uma leve corridinha no começo da noite e dormir pra tentar se encaixar ao fuso horário.
         Sexta-feira, dia de testar a Bike. Medidor funcionando, marchas reguladas e Ops!!! O pneu traseiro ta um pouco baixo. Não deve ser nada. Calibrei e fiz um pedal de 30km pelo percurso da prova. Asfalto um pouco ruim. A tarde, fizemos uma natacao no local da prova após eu levar a Bike pra consertar o pneu traseiro que ainda estava baixando.
          Véspera de prova, primeira coisa da manhã verificar o pneu e, novamente, seco. Fui ao mesmo oficina da expo, expliquei o que tinha acontecido e mexeram por uns 15 minutos e disseram que estava ok. Decidi deixar a Bike lá enquanto iria almoçar e assistir o race briefing. Ao voltar, pneu seco novamente mas agora a calma já tinha ido pro espaço: faltavam 45' pra encerrar meu Bike check-in e o mecânico já tinha trocado de extensor e câmara 4x, até que deu certo. O mecânico já comovido com a situação não cobrou nem a câmara, nem o extensor novo que colocou e ainda se prontificou a olhar a Bike antes da prova. Agora era só descansar e visualizar a prova.
           Pra não mudar, não dormi muito e fiquei acordando varias vezes durante a noite. Levantei-me as 4hrs da manhã comi algo e fui pra transição as 5:30. Não poso deixar de citar a gentileza do dono do guest house que nos levou até a transição. Ajeitei tudo, testei marchas, garmin, medidor de potência e etc. Tudo ok!
           Prova
           Leve e rápido aquecimento de antes da largada. Os pro largaram 15' antes e nós, amadores, largamos pontualmente as 7h com um disparo de canhão. A natacao foram 2 voltas de 1900m com entrada e saída no mar. Transcorreu tudo tranquilo e sem imprevisto, nadei o que esperava devido ao mar que tinha alguma correnteza e era um pouco mexido. 59'24". 
          Fiz uma transição tranqüila, tentando não desperdiçar tempo. Ao sair pra pedalar porém nada do garmin marcar a potência. Putz! O ima, pensei. Parei pra consertar mas ele estava no lugar e deve ter sido outra coisa. Resolvi então fazer sem potência, tentando basear-me no tempo da volta. O percurso do pedal eram 3 voltas, com algumas subidas, um vento quase sempre contra mas o pior era o asfalto que além de irregular era muito rugoso o que dava a sensação de estar num rolo pois a bicicleta não fluía. Fiz as primeiras duas voltas bem porém na 3ª volta levei um cartão amarelo(stop & go) por cruzar a linha branca da pista (juro que nem sabia dessa regra e passei a linha pra ultrapassar um pelotão mais lento). Faltando cerca de 2km pro fim do pedal paguei a punicao(parar e descer da bicicleta, subir a calcada, ir até uma barraca, subir na bicicleta, dizer sobrenome e cartão, assinar um papel e voltar), acho que perdi uns 5'. Pedal 5h04min54seg.
             Novamente, fiz uma transição tranqüila. Sai pra correr me sentindo bem e mantive um bom ritmo até o km 5 quando começou uma forte dor lombar(acho que pela falta de Medidor de Potência acabei forcando nos momentos errados e sobrecarreguei a lombar), diminui o ritmo e fui tentando negociar com a dor até q no km 12 voltei a correr direito com menos dor porém sem poder forçar o ritmo. Até o km 28, vinha numa corrida razoável mas depois desse ponto foi sofrimento a cada metro. Os últimos 2km foram quase intermináveis. Por sobre o publico lota o percurso da corrida como se fosse um carnaval, gente gritando seu nome e lhe incentivando a cada metro. E a cada volta via nic e Tati gritando e incentivando, tanto que numa das passagens(foram 6 ao todo) dei um beijo em cada uma, após isso a cada passagem tds gritavam kiss!! Kiss! Kiss....
             9:52:44, a chegada foi sem dúvida uma das mais emocionantes que já tive, foram 300 metros num tapete, cumprimentando o publico, como se você fosse o vencedor e escutando seu nome.
            Objetivo era ser top 10 na categoria e foi alcançado. Apesar dos acontecimentos, não ter feito uma prova perfeita e com o tempo que achava que daria, fiquei muito feliz com o resultado.


             Sem dúvida, foi a prova mais organizada, bonita e emocionante que ja fiz. E agradeço ao Cris Solak (treinador), Andre Bellaguarda(treino funcional e academia nota dez - CrossGym), aos amigos de treino(tds tem muita importancia) e principalmente a minha familia,em especial Nicole e Tatiana, por estarmos sempre juntos nessas horas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário