Páginas

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ironman 70.3 Penha





Descrever uma prova de Ironman 70.3 demandaria na verdade extensas linhas para aproximar do que se trata e, nem assim, a fidelidade dos sentimentos poderiam ser expressos por palavras. Buscarei brevemente relatar como foi o ironman 70.3 em Penha sob o ponto de vista de um completo iniciante no mundo do triathlon.

De inicio, deveria voltar há aproximadamente quatro meses quando falara para o teacher (Rafael) que queria fazer um triathlon mas não um triathlon qualquer, queria fazer o meio ironman, já que sempre achei o Ironman algo inatingível naquele momento e o 70.3 seria um início, todavia o que importa é penha então vamos lá.

Dia 26 de agosto de 2010, no check-in eu e o Rinaldo já começamos atrás, como disse o Pablo Formiga, nosso vôo foi cancelado e tivemos que fazer um novo itinerário passando por Belo Horizonte(encontramos o Luciano Petri indo no mesmo vôo pra BH e pelo menos deu pra contar um pouco de piadas e descontrair) e Porto Alegre(com aeroporto interditado devido ao tempo sobrevoamos PA por 1 hora), alterando a chegada que seria as 7:20 pra 12:30. Chegando em Penha, foi correr pra expo, pegar o kit e encontrar o pessoal da zona alvo, depois foi total desencontro... fomos nos encontrar de passagem na pizzaria don Leo’s (fomos eu e família, tobinha, Bira e Thomaz) onde estavam já Rafael, Bruno, Alberto, Igor, Delano, Rodrigo Cantal, Pablo, Marquinhos, Joaquim, Rinaldo, Fabio Buuufo, Caca, Pedro, Adalberto, Carvalhinho e Jefferson, sem mais pra primeira noite. Digo, teve uma surpresa, que foi o desempenho do Bira (pai do Thomaz), deixando todos os atletas para trás em termo de comer, pense num caboclo fastioso-quase foi expulso do rodízio de pizza!!!

Dia 27 de agosto de 2010, o dia pra mim começou cedo, acordei as 5:30 e não consegui mais pregar olhos – estava programado uma natação as 8:30 de reconhecimento e um pedal de ajuste final. A natação foi melhor do que esperava pois apesar da água gelada não me incomodou muito e o ombro direito não tava mais doendo(folga do palmar por uma semana deu resultado hehehe), depois foi a vez do pedal onde residia todos meus pesadelos e começou com um... Meu garmin não funcionou a cadencia, pense num desespero!!!! Aí entrou a assessoria do atleta rs, liguei pro Cleber e por telefone ele me ajudou a consertar o problema e mais alguns ajustes, só tenho a agradecer ao Cleber pela paciência ao telefone!!! Depois foi tentar dormir, só queria saber quem consegue dormir quando faltam apenas 1:30 pro check-in, mas foi cada um pro seu quarto... Enquanto isso Nicolinha, Tatiana, Vovó e Tete estavam no Beto Carrero world... Então fizemos o check-in e fomos ao congresso técnico (eu, tati, Thomaz, bira e Adalberto), depois pizza pra variar e tentar dormir... A noite foi longa...

Dia 28 de agosto de 2010, cedo já estava de pé esperando dar a hora do desjejum ou de perturbar o Thomaz hehehe.... Hora da largada se aproximava e impressionantemente toda a ansiedade desapareceu quando já estava na orça 3.8 e dei algumas braçadas com o Pablo pra quebrar a tensão... Na largada, estava eu e o Bruno lado a lado e na frente o teacher e o Tobinha (eu só imitava o Bruno, olhando a hora de por os óculos, a posição de largada etc, ele nem sabe mas até os primeiros 100m eu estava na imitação total dele mas depois nos perdemos...), quanto mais eu nadava mais confiante estava com a natação pois não sentia cansaço e respirava tranqüilo, apesar de perder um pouco o rumo da segunda pra terceira bóia e ser avisado pelo caiaque, saí do mar e quando vi o relógio minha surpresa – 30’51’’- encontrei o teacher e o Tobinha na T1... Então o pesadelo iria começar, a bike, como diz o caveira comecei com uma “cacetada” de incio e a FC foi a 169 e aliviei um pouco a ânsia de botar força, alias era só o começo. Incrivelmente, a bike estava indo melhor do que eu imaginava até o km 40 quando senti um começo de cãibra e segurei um pouco, no km 50 o Bruno passou por mim num giro louco o qual me fez pensar que eu estava parado (e o pior é q foi na pior subida – viaduto), procurei o advil q o Rafael tinha me dado e nada, então tomei mesmo o deoclil e decidi por força e assim foi até os últimos km – bike 2h34’07’’- ... hora da T2. Comecei a correr num ritmo que demorei a acreditar, sai para um pace de 4’30’’ e me sentindo bem mas sabia que se mantivesse eu quebraria, mantive nos 4’45’’ por quase toda a primeira volta até aumentar pra 5’ depois da subida e não ter mais a mesma confiança pra melhorar o ritmo( pense num medo de quebrar). No começo da segunda volta, encontrei mais uma vez com o Bruno e corremos por um tempo juntos mas quis aumentar um pouco mais o ritmo e acompanhei o Tobinha, que tinha passado por nós, até o km 16. Depois disso, eu só rezava pra não quebrar mas voltei a correr bem e enfrentei os 3 km mais longos até hoje... Nos últimos 600m acelerei de vez e quando comecei a pisar no tapete não sabia se corria mais, se parava pra curtir mais o momento, veio todas as vontades juntas mas pensei: “se corri até aqui vou passar nessa chegada correndo” – 1h43’52’’. Encontrei a Tatiana (meu amorzinho) assim que passei, com Nicolinha lá dizendo que tava tudo bem, foi difícil segurar o choro. Aliás, a ficha só foi cair depois de pegar a bike e ficar sozinho voltando pra arquibancada...

RESULTADO: 4 horas e 54 minutos e um pensamento: “COMPLETEI MEU PRIMEIRO TRIATHLON!!!!!” O tempo comemorei só depois, afinal agora posso dizer que fiz um 70.3 abaixo de 5 horas...Under5!!!!

O mais importante de tudo é que nada disso seria possível se eu não tivesse todo apoio do meu amorzinho sempre me incentivando a buscar os sonhos e não desistir nunca, segurando as pontas pra que eu treinasse e etc...

Agradecimentos a todos que fizeram parte desse primeiro degrau de uma longa escada, se Deus quiser. A minha família (minha vó e mãe), a Zona Alvo, ao Rafael (paciencia e treino), ao Regis pela ajuda no material sempre, mesmo sem ganhar nada hehehe e a todos que, juntos, treinamos nesses meses...

Mas uma frase que escutei no dia seguinte: “é, temos que treinar mais...” e que assim seja... E agora é se preparar pro Ironman em 2011!!!!

OBS: alguns fatos foram omitidos... hehehehe inclusive a queda no córrego ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário