Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Sofrimento em Miami

A viagem pra Miami, buscando participar do segundo ironman 70.3 começou tranquila sem imprevistos no aeroporto e na companhia do Humberto, Ricardo Veras e Carvalhinho, alem é claro das respectivas, apesar dos informes que a viagem via Manaus era tumultuada nao senti realmente nada disso e foi um voo tranqüilo e no horário programado, na verdade chegamos antes do previsto. Chegando em Miami, o combinado era encontrar com o Elano e seguir pra montagem da bike, porem houve um desencontro e só fomos nos encontrar no hotel de onde saímos pra jantar. Até o momento sem preocupação sobre a prova!!!
   Quinta-feira, o combinado era irmos a expo pegar o kit, montar a bike, testá-la e deixar quase tudo pronto pro check-in no dia seguinte mas fizemos tudo diferente: fomos ao shopping, batemos perna a tarde toda e so montamos a bike a noite pra pedalar na manha da sexta... aí começaram os problemas... durante a manhã da sexta saimos pra pedalar(eu e o Elano) mas com 500m o pneu comecou a pegar e o elano na parada inaugurou sua bike, sofrendo um tombo, voltamos pro hotel pegamos as chaves e tentamos consertar, mas a cada pedalada voltava a pegar e o freio do Elano tambem nao funcionava, pense num desespero!!! A sorte é que achamos o Regis que ajeitou a minha bike e resolvemos ir pra expo. Pegamos os kits, compramos mais pra variar e fomos levar as bikes pro check-in onde o Elano iria consertar seu freio no motor-home da specialized, e os problemas cessaram de aparecer... o freio foi consertado, no entanto quando fomos deixar a bike disseram que nao tinha rack e que devíamos deixar as bicicletas encostadas ou voltar as 20h, então fomos almoçar(17h, nada recomendado pra véspera de prova quando se deve ter repouso e alimentação bem feita) e encontramos com as mulheres que estavam batendo pernas, caiu um pau d'água a qual impediu que fossemos pra casa, quando chegamos ao hotel já era hora de voltar pra fazer o check-in e mais uma vez orientaram pra voltarmos no dia seguinte mais cedo para por as bikes no local, ou seja, perdemos o dia todo na expectativa de fazer o check-in e sem repouso ou alimentação...
      O dia da prova começou bem cedo pra podermos fazer o check-in e descobrir que não seria permitido roupa de borracha. A largada foi de dentro d'água com atraso, mas o pior é que sendo a última wave havia muitos mais lentos de outras largadas o que fez com que eu parasse umas 4x pra ajeitar os óculos e quando saí do mar, olhei pro relógio e vi 36 minutos foi um desespero, fiz a transição so pensando como iria compensar esse tempo perdido ( e o pior era a sensação de ter nadado forte pois fiz muita força), fui pro pedal já num ritmo louco com a freqüência cardíaca indo a 178, depois de uns 10 min caiu a ficha para não deixar a natação estragar a prova inteira pq naquele ritmo eu iria quebrar e comecei a dosar um pouco o pedal porém continuava forte e a toda hora passava um pelotão por mim, chegando inclusive a perguntarem se não gostaria de revezar (um absurdo pra uma prova da marca IM). No final do pedal, analisando vi que fiz o que vinha fazendo nos treinos sem mais nem menos já que vinha terminando os longos sem usar vácuo com media de 35,8-36km/h com vento e em situações parecidas com as de Miami, exceto as curvas, então a media de 36,2km/h foi na verdade uma vitoria pois pude por em pratica o que treinei nesses últimos meses, mas por ter feito muita forca, mais do que estava habituado a fazer no ciclismo, e ter escapado dos pelotões (quando passavam eu ficava um pouco e quando estávamos próximo eu forcava pra ultrapassa-los e fugir, alem das retomadas devido ao numero de curvas) acho que acabei forcando demais e paguei o preço na corrida, que alias foi um capitulo a parte pois esperava muito dessa parte da prova, estava com uma corrida muito boa mas devido a força q fiz no pedal paguei com juros na corrida e fiz uma corrida somente razoável e pra piorar ainda faltou água em dois postos de hidratação...
    Resumindo, fui pensando em fazer uma prova baseada na corrida e acabou sendo minha pior parte da prova devido a uma serie de fatores mas os ensinamentos que tive dessa prova vão alem da parte física, essa prova me ensinou que nem sempre o plano A funciona e reafirmou mais uma vez q triathlon é um esporte de natacaociclismocorrida e não ha separações entre eles pq a qualquer momento vc pode pagar o preço pelo outro.
   Agora, é descansar e tentar a voltar aos treinos o mais breve porque no fim do mês tem Recife... e próximo ano o tão esperado IRONMAN floripa.

1. É isso ai garoto. Parabéns pela prova... um provaço que a princípio parecia que ia ser barbada e acabou virando um desafio épico... Foi uma prova que lembraremos pro resto da vida e foi um grande ensinamento e teste pra batalha do IM2011 em Floripa.